Pintura Mineira: Recorte

PINTURA MINEIRA
Recorte

Neste mês de setembro, o Espaço Cultural da Vallourec comemora 12 anos de existência. Durante este período, mais de 100 exposições foram feitas, sempre valorizando o artista mineiro. Dos mais renomados, com sólidas carreiras e aqueles que estavam iniciando sua vida artística.

Por aqui passaram exposições internacionais e também trouxemos artistas de outros estados. O espaço apresentou mostras temáticas variadas, não esquecendo de privilegiar os artesãos do Vale do Jequitinhonha, a Serra do Cabral e mostra de grandes colecionadores.

Em 2010, fomos premiados como destaque por nossas exposições, pela ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Este prêmio foi a alavanca para trazer os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, para a inauguração do Cine Brasil, Vallourec. Enfim, um respeitado e rico currículo.

 

Comemorando esta data, planejei fazer uma pequena amostragem do que se tem feito hoje em pintura em Minas Gerais. Esse recorte pretende unir os novos talentos com a ‘velha guarda’. A montagem de uma mostra, desse gênero, é sempre desafiadora. São vários estilos, várias técnicas, múltiplos assuntos e quadros de várias dimensões. É um compromisso complexo, já que se assume o dever de cativar o interesse do expectador, apontando a atratividade do conteúdo. A renovação no âmbito da pintura que não cessa de evoluir para uma constante vinculação do contemporâneo, historicamente tão pouco desenvolvida no que se refere às artes plásticas no Brasil. Podemos observar que os artistas passaram a defrontar-se com critérios que lhes exigem maior comprometimento com a sua sensibilidade individual. Novos valores criativos afastaram as satisfações estéticas de seus padrões até então aceitos, e o fazer artístico converge para desafios quase pessoais. Aproximações e confrontos aprofundam, abrindo um paralelo eloquente, originado na multiplicidade de aspectos que essa instigante mostra oferece.

Acredito que o papel de uma empresa contemporânea não pode se limitar aos meros compromissos formais corporativos. Ela necessita participar das diversas ações que compõem o conjunto de uma sociedade. Por isso é que nós da Vallourec, temos a grande satisfação de apoiar as artes contribuindo para a preservação da memória cultural do nosso estado.

 

Robson Soares
Curador
Vallourec do Brasil

 

40905552_540720673051613_1139245409613381632_n.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s